Doula Rita Correia
O meu começo foi exactamente assim: engravidei e comecei a pesquisar sobre tudo. Como seria o meu parto, quais as possibilidades, o que queria, o que não queria, e até o que gostava que acontecesse.
No final da gravidez no fim da aula de yoga num momento de troca de informação num balneário ouvi pela primeira vez “ O nosso corpo é capaz de parir e a natureza é sábia. Eu sou doula”. Fiquei com essas palavras gravadas.
Hoje olho para trás e penso que sermos como um portal de entrada da vida de alguém neste mundo é um momento único. Parir, dar à luz, fazer o parto é de uma grande responsabilidade por si só e só por isso merece respeito.
Ganhei o Ravi na minha vida: o ser que brilha aos meus olhos e ilumina o meu coração. Pari sem uma Doula e imagino apenas como teria sido diferente: um momento mais emotivo para todos, mais centrado no bebé e em mim, sem preocupações do que estava ao redor e do que podia perturbar a nossa paz: a que o bebé precisa para entrar neste mundo e a que a mãe tal como as pessoas ao redor precisam para recebê-lo.
Todos merecemos ser cuidados, protegidos e amados. E por isso em 2017 com o apoio de várias doulas desta rede e da minha família, pari uma nova pessoa, a Rita Doula, para ter a oportunidade de estar para quem precisa e quer.
Acredito que a cada nascimento surge um novo ser, uma nova família, uma nova comunidade, um novo mundo cheio de possibilidades.
Acredito que todos somos únicos e cada um de nós faz a diferença. Imagina juntos!
Por isso estou aqui. Para ajudar a promover o melhor desta boa nova sendo simplesmente guardiã do que é, do que pode ser criado, apoiando sempre com amor, respeito e presença.
Sejas quem fores: mãe, pai, mães, pais, avós, tios, irmãos, biológicos, adoptivos, emprestados, e até vitalícios. Estou aqui para apoiar, ajudar a tirar dúvidas, ajudar a encontrar paz, ajudar-te a ser mais consciente das tuas escolhas e decisões, ajudar a sentir tudo que quiseres e poderes.
Estou em Lisboa, mas estou disponível para acompanhar individualmente ou em conjunto na área da Grande Lisboa e arredores (Portugal) e eventualmente em Angola; e à distância via internet; para acompanhar antes e durante gravidez, na gravidez interrompida voluntária ou não, durante parto domiciliar ou hospitalar, no pós-parto com apoio na amamentação como assessora de lactação e babysitting. Também sou aliada das práticas ancestrais do banhos de ervas e fechamento de ossos/ corpo no pós-parto, pós-divórcio, pós-desafio, pré e pós viagem, pré, durante e pós menopausa e disponível para conhecer outros ciclos de vida que queiras encerrar.
Gratidão pela oportunidade.
Rita Correia
Grande Lisboa e Angola (Luanda)
ENG LGST LGBT-I
911 196 922 - [email protected]